Antigamente Era Assim
Antigamente era assim: alguém parava para contar, outros paravam para ouvir.
Por que contar histórias? Quem são aqueles que narram? Como chegaram a ser contadores? Como registro das histórias do grupo liderado por Regina Machado, este livro se propõe a contar sobre quem conta e nos dá a conhecer quem são esses que param para contar (e que contando, sempre param para ouvir), quais caminhos percorreram, como foram fazendo as suas escolhas: os enredos, os jeitos de narrar, como foram tocados pela arte da palavra e como fazem para tocar aqueles que ouvem suas histórias?
Não é livro para ensinar como se faz. “Ninguém ensina ninguém a contar histórias”, escreve Regina Machado, organizadora do livro. Mas certamente pode ser bastante inspirador conhecer como cada narrador encontrou seu caminho. Não há uma receita pronta, uma fórmula mágica, itens a serem “ticados” em lição instantânea. Nada disso. Contar histórias envolve um profundo processo de encontro consigo mesmo, com as raízes, os porquês, as vontades, as possibilidades de cada um. É caminho e, sendo assim, cada qual trilha o seu. Mas conhecer o andar do outro pode nos ajudar a encontrar o nosso passo. Este livro é sobre isso: mostrando caminhos, nos ajuda a pensar sobre o que é necessário para se contar histórias.
No prefácio de Gabriela Romeu, ela destaca: “Se este livro acertadamente não entrega ao leitor um receituário de iguarias ou um manual de viagem, apesar de ser uma verdadeira incursão ou um delicioso banquete da arte da narração, ele nos provoca a percorrer processos investigativos e criativos, práticos, poéticos e teóricos.”
O livro traz conteúdo complementar em áudio, com a narração das histórias preparadas por cada autor.
Autores: Regina Machado, Inês Breccio, Josias Padilha, Kika Antunes, Maria Marta Faria, Regina Alfaia, Renata Truffa Tarabay, Sandra Carezzato de Souza
Editora: Editora Peirópolis; 1ª edição (10 novembro 2021)
Idioma: Português
Capa comum: 176 páginas
ISBN-13: 978-6559311149
Dimensões: 18 x 1 x 23 cm