ícone de carregamento
As mais pequenas coisas: exploração como experiência educativa
As mais pequenas coisas: exploração como experiência educativa
As mais pequenas coisas: exploração como experiência educativa Livraria Jujuba Editora Pedro & João

As mais pequenas coisas: exploração como experiência educativa

O livro, traduzido para o público brasileiro da edição original italiana de 2019, aprofunda a experiência exploratória na educação.

A exploração é aqui entendida como uma das formas possíveis de exercer uma educação que pretende renovar-se e se compromete em fazer dialogar indivíduos, objetos e contextos, centrando-se nas perguntas mais do que nas respostas, não temendo o aprofundamento, mas, ao contrário, o reconhece como uma das possibilidades para se opor tanto ao acúmulo de conteúdos como a simplificação conteudista, privilegiando, ao mesmo tempo, uma forma respeitosa de procedimento de cada um, por meio de um compartilhamento de pesquisas de cada coisa, até mesmo as menores.

O texto parte do conceito de experiência como Dewey apresenta e investiga o tema da exploração a ponto de entendê-la como experiência educativa, que aqui tem suas origens na miscigenação entre uma pedagogia em ebulição, de modo estrutural e permanente, e uma arte vital e voltada para o mundo, tal como é concebida nas obras de Keri Smith.

A proposta que emerge pode ser utilizada com todos os objetos ou questões, em todos os lugares da educação, formal e informal, e em todas as possibilidades de educar e se educar, visando cultivar um habitus exploratório, ou seja, uma aptidão permanente para a pesquisa.

Educar na experiência, educar na exploração é, neste sentido, acreditar que cada um é portador de suas próprias e significativas questões e capaz de questionar as coisas e o mundo. É acreditar no homem, homem criança e homem adulto, em sua capacidade e na sua capacidade de pesquisa. É acreditar que a tarefa de quem educa é, em primeiro lugar, confiar, confiar na criança e no adulto que ali estão. Contudo, é também acreditar na potência das coisas, acreditar que aquilo que está nelas é questionamento e, ao mesmo tempo, o conhecimento, honrando-lhes, permitindo-lhes ser por elas mesmas e não no olhar de quem as encontra.

R$
R$ 60,00
1
Comprar
Restam 4 disponíveis!
Quem somos Central de atendimento Como comprar Clube de assinaturas Fale conosco Termos e condições Livraria Diálogos Entrega Troca e devolução