ícone de carregamento
Brincando com brinquedos não brinquedos
Brincando com brinquedos não brinquedos
Brincando com brinquedos não brinquedos Livraria Jujuba Editora Editora Bestiário

Brincando com brinquedos não brinquedos

Vivemos em uma sociedade que valoriza o “ter” em vez do “ser”. Mesmo antes de nascermos, já somos alvos do consumo e do consumismo. Queremos, com esta obra, propor outras possibilidades. Observem a quantidade de brinquedos que são postos no mercado todos os anos. Percebam quanto tempo dura o envolvimento das crianças com um brinquedo comprado pronto. Resgatem na memória de vocês o fascínio que, certamente, os utensílios de cozinha da casa de vocês exerciam, a vontade brincar, mexer, criar. Lembrem de quando encontrávamos uma pedra, um graveto, uma folha, uma semente ou quando fomos à praia e achamos uma concha. Esses eram nossos tesouros mais queridos

Nossa concepção de infância e de brinquedos parte desse lugar da memória, do brincar com sucatas, embalagens, descartes, coisas que ninguém quer, mas que aos nossos olhos de criança são fascinantes, objetos cheios de possibilidades, repletos de encantamento e imaginação. Concebemos a infância livre das amarras do mercado. Desejamos uma infância criativa, solta, sensível e conectada com a natureza.

Brincando com brinquedos não brinquedos busca os princípios do brincar livre, do brincar heurístico, das partes soltas e do brincar com e na natureza para propor um repertório de possibilidades de brinquedos que não são necessariamente brinquedos (materiais de largo alcance, elementos não estruturados, materiais residuais). Nossa intenção é estar junto das professoras e dos professores e das famílias que se interessam pela proposta para brincarmos com as crianças e os brinquedos não brinquedos.

Como afirma Maiane Ourique na apresentação do livro, este é um convite para “uma experiência de inteireza, de sentirmos a satisfação do movimento de ir em direção ao externo e voltar com algo a mais”. No prefácio, Altino Martins Filho diz que este é “um livro inteirinho direcionado a promover brincadeiras com brinquedos não brinquedos. Todo o texto em si já nos aguça a pensar no livro como brinquedo, algo que para a Educação Infantil precisa ganhar força e vigor”.

R$
R$ 50,00
Esgotado. Avise-me quando chegar
Quem somos Central de atendimento Como comprar Clube de assinaturas Fale conosco Termos e condições Livraria Diálogos Entrega Troca e devolução