Brincando com brinquedos não brinquedos
Nossa concepção de infância e de brinquedos parte desse lugar da memória, do brincar com sucatas, embalagens, descartes, coisas que ninguém quer, mas que aos nossos olhos de criança são fascinantes, objetos cheios de possibilidades, repletos de encantamento e imaginação. Concebemos a infância livre das amarras do mercado. Desejamos uma infância criativa, solta, sensível e conectada com a natureza.
Brincando com brinquedos não brinquedos busca os princípios do brincar livre, do brincar heurístico, das partes soltas e do brincar com e na natureza para propor um repertório de possibilidades de brinquedos que não são necessariamente brinquedos (materiais de largo alcance, elementos não estruturados, materiais residuais). Nossa intenção é estar junto das professoras e dos professores e das famílias que se interessam pela proposta para brincarmos com as crianças e os brinquedos não brinquedos.
Como afirma Maiane Ourique na apresentação do livro, este é um convite para “uma experiência de inteireza, de sentirmos a satisfação do movimento de ir em direção ao externo e voltar com algo a mais”. No prefácio, Altino Martins Filho diz que este é “um livro inteirinho direcionado a promover brincadeiras com brinquedos não brinquedos. Todo o texto em si já nos aguça a pensar no livro como brinquedo, algo que para a Educação Infantil precisa ganhar força e vigor”.
Autores: Anna Carolina, Camila Daniel, Georgia de Almeida Malavolta, Marcelo oliveira da Silva
Editora: Bestiário; 1ª edição - 2022
Idioma: Português
Capa comum: 180 páginas
ISBN-13: 978-6599797569
Dimensões: 14 x 21 cm