
Estrangeiros na própria terra: convivência escolar e bullying na perspectiva da Psicologia Moral
A interação com os pares é elemento essencial para o desenvolvimento dos jovens e sobretudo, é elemento chave e procedimento eficaz para a redução dos problemas de convivência e exclusão social a que são acometidos. São os pares, agentes muito mais eficazes para promover sentido à vida juvenil, já que reconhecem e experimentam as mesmas frustrações, medos, incertezas do futuro e sobretudo, sabem da vida de seus iguais porque convivem nos mesmos lócus sociais. Contudo, esta é uma entre outras ações a serem organizadas na escola dentro de um programa cujas práticas sejam intencionais e planejadas para a promoção da não violência. A conquista de um clima relacional positivo dentro do ambiente escolar para a superação do bullying depende de um processo de estruturação de políticas institucionais que permitam os espaços de estudo por parte dos docentes e gestores, a coordenação de todos os que atuam na rede de proteção e a participação ativa e democrática de crianças e jovens na escola para que deixem de ser vistos como estrangeiros na própria terra.
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Autora: Luciene Regina Paulino Tognetta
Editora: Adonis
Idioma: Português
Capa comum: 312 páginas
ISBN-13: 9786581265359
Dimensões: 16x23 cm