Nóstureza
Em Nóstureza, Fernanda Poletto, utiliza da linguagem poética para acessar as infâncias dentro de cada adulto, a autora ressalta que esse é o maior objetivo de sua escrita “Quero, através da poesia, encontrar caminhos para que possamos compreender melhor as crianças, a nós mesmos e a natureza existente no ambiente e, também, dentro de nós”.
O livro de poemas reflete sobre o entrelaçamento de temas educacionais, sociais e ambientais, de forma brincante e com fascinantes ilustrações da artista Luda Lima. A autora conta que criou a palavra NÓSTUREZA pela sua inquietação linguística em nomear em uma só palavra nossa conexão profunda com a natureza. E defende a ideia de uma revolução na infância, através do respeito ao tempo das aprendizagens, observação dos ritmos da natureza e da criança. A ideia do livro é brincar com a palavra, chamando os adultos a olharem para suas infâncias e se relacionarem de outra maneira com as crianças.
Nóstureza é um convite à parceria do mundo adulto com sua própria natureza criativa e também traz um cunho político que busca fortalecer a identidade dos educadores: em especial professoras, mães e pais, valorizando a educação e o ato de brincar como parte importante da construção do sujeito. A autora, na apresentação do livro, destaca que “escreve para as infâncias dos adultos” e nos convoca para que “voltemos a enxergar a grandeza das coisas miúdas e rotineiras”.