ícone de carregamento
Lançamento
O Poeta e o Robot
O Poeta e o Robot
O Poeta e o Robot
O Poeta e o Robot
O Poeta e o Robot
O Poeta e o Robot
O Poeta e o Robot Editora Diálogos Jujuba Editora Diálogos

O Poeta e o Robot

Poesia, filosofia, ética, linguística, epistemologia, crítica, tecnologia: é quase impossível determinar os limites de O Poeta e o Robot (Editora Diálogos Embalados, 188 pgs.), a mais recente obra de José Ernesto Beni Bologna.

Psicólogo de orientação analítica, autor e consultor intensamente envolvido na construção da cultura transdisciplinar contemporânea, Beni Bologna apresenta-se neste novo livro como o poeta cuja obra, construída a cada dia, se amplia em diálogo com seu tempo – a ponto de provocar um inaudito encontro entre a poesia e a mais célebre das ferramentas de inteligência artificial – o ChatGPT.

Praticamente um ano após se tornar um fenômeno de proporções mundiais, o ChatGPT reaparece em uma obra poética disruptiva, que investiga o impacto da inteligência artificial generativa na cultura humana e prospecta o futuro.

Propondo a si mesmo poeta, como “um ser de palavras” e provocando seu parceiro cibernético, o ChatGPT, como “um outro mesmo ser”, também feito de palavras, o autor nos convida a avaliar a dimensão de aonde chegamos para imaginar o que virá. Talvez um futuro cyber-humano nos aprimore como humanos. Talvez piore as máquinas ao torná-las “igual e demasiadamente humanas”.

Além da lógica, já na esfera da poética, portanto agasalhando ambiguidades, Bologna integra sensibilidade literária e responsabilidade pública, ao nos lembrar que “palavras são seres... que nos tornam sociais”. O desrespeito por elas, evidente na sofística a serviço da retórica política, segue muito perigoso.

Segundo a proposta do poeta, talvez o Bot, que ninguém é senão a nossa própria humanidade espelhada nas palavras, nos ajude a melhor ver a relação entre a ética, a poética, a estética, o silício, as palavras e o contrato, instruindo uma política capaz de justapor, ao invés de contrapor, razão, afeto, tecnologia e honestidade, como as melhores esperanças de uma transumanidade.

O que será da IA? Da sua linguagem “natural” e do humanismo diante delas? Além da porta... aqui já está... dentro de casa.

R$
R$ 84,00
1
Comprar
Restam 45 disponíveis!

Autor: José Ernesto Bologna
Editora:
Diálogos Embalados; 1ª edição (19 dezembro 2023)
Idioma: ‎Português
Capa comum: ‎188 páginas
ISBN-13: 978-6598006846
Dimensões: ‎15.7 x 1.3 x 23 cm

Quem somos Central de atendimento Como comprar Clube de assinaturas Fale conosco Termos e condições Livraria Diálogos Entrega Troca e devolução