
Portfólio: pra que te quero?
O portfólio surge como um instrumento que valoriza a reflexão e a ação da criança, porque mostra um pouco da sua personalidade, sua forma de ser, imaginar, aprender e de pensar. Através dessa documentação, o educador e educando constroem uma avaliação compartilhada, por meio da qual é possível compreender anseios, conquistas, superação de desafios e a evolução individual e coletiva, além da própria ação didática do educador.
Nos estudos mostrados neste livro, fica claro que o portfólio constitui importante elemento de comunicação entre educando e educador, entre educador e família, entre estudantes e famílias, funcionando como regulação do processo educativo e como instrumento de avaliação sobretudo formativo.
Capítulo a capítulo, a autora nos conduz a um estudo fundamentado, cuidadoso, mediado por exemplos e sugestões de práticas que torna possível compreender que um portfólio não se faz ao armazenar folhas em um recipiente, mas quando se convida o estudante a registrar a história de seu percurso de modo a revelar realizações pessoais, que reflitam mudanças, por meio de experiências de aprendizagem que tenham sido significativas e causado transformações importantes.
Assim, o livro é um convite à aprendizagem conjunta a respeito do tema e, sem dúvida, já se mostra uma contribuição de destaque para a formação de outros educadores que poderão entender por que e para que os portfólios são potente recurso na educação, em especial, na educação da infância.
Autora: Denise Tonello
Editora: Pedro e João (1 janeiro 2022)
Idioma: Português
Capa comum: 107 páginas
ISBN-13: 978-6558697497