A Estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi
Como o próprio título esclarece, o foco do educador espanhol Alfredo Hoyuelos nesta obra é descortinar a estética educativa do criador da abordagem Reggio Emilia, o educador italiano Loris Malaguzzi.
Para tanto, desenvolve três princípios estéticos, isto é, de que a escola é um âmbito estético habitável, de que construir pedagogia é sonhar a beleza do insólito e de que educar implica desenvolver as capacidades narrativas da sedução estética, seguidos da explicação das respectivas estratégias (ou atuações) que os materializam no âmbito escolar. Para Hoyuelos, a pedagogia de Malaguzzi é estética por sua capacidade de revelar o essencial com relações novas entre acontecimentos que parecem longínquos, por sua tensão capaz de transgredir a si mesma sem nunca se trair, e também por sua aptidão de comunicação hieroglífica, metafórica e simbólica, que multiplica nossa imagem do mundo e da infância.
O texto trata de afirmar como Malaguzzi e Reggio Emilia são capazes – por meio de um projeto dinâmico – de dar sentido vital e cultural a cada um dos momentos mutáveis da infância, e deixa transparecer, como assinala Vea Vecchi, a primeira atelierista a trabalhar com Malaguzzi, que a experiência estética é uma experiência de liberdade.
Autor: Alfredo Hoyuelos Planillo
Editora: Phorte (22 setembro 2020)
Idioma: Português
Capa comum: 288 páginas
ISBN-13: 978-6599017476
Dimensões: 21 x 13.8 x 1.6 cm